1º Encontro da COMSOLiD

A COMSOLiD é uma comunidade que desenvolverá eventos anuais com foco na Inclusão Digital tendo como mola impulsionadora o Software Livre.

O Processo de Inclusão Digital é o processo para democratizar o acesso às tecnologias da informação. A COMSOLiD criará condições para que esse acesso possa servir de ferramenta de transformação social dos novos usuários através da capacitação nos Telecentros.

Fomentando, criando e mantendo um mercado interno que seja capaz de absorver a mão-de-obra capacitada e qualificada a ser gerada, a COMSOLID fará com que a inclusão social não se perca na falta de acesso a um mercado preparado para recebê-la.

Sabe-se da grande relação entre Software Livre e Inclusão Digital, pois as ações desta vêm, em sua grande maioria, vinculadas ao Software Livre de forma intrínseca.

Desenvolver a cultura de Software Livre é um passo importante no processo de desenvolvimento da Inclusão Digital e este é o objetivo principal da COMSOLID.

A criação da COMSOLiD, dentro do CEFET CE, uma instituição de ensino com anos de experiência na formação de pessoal qualificado e com responsabilidade social, tem por ideal a formação e manutenção de um corpo técnico capaz de auxiliar na gestão das demandas associadas.

A adoção de Software Livre pela comunidade é um fator de transformação que deve ser esclarecido, planejado, implantado e suportado de forma sustentável. Os Eventos a serem realizados pela COMSOLiD servirão para motivar a comunidade a conhecer e usar Software Livre no seu dia-a-dia.

Para tanto, o 1º Encontro da COMSOLiD ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de junho e buscará o treinamento e estímulo ao uso de Software Livre por toda a comunidade de Maracanaú e a sua aplicação dentro das instituições de ensino, órgãos públicos e empresas privadas.

Comentários